Moção de Apoio e Solidariedade aos Estudantes da UFMA


Vimos, através desta nota, declarar total solidariedade aos estudantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em especial a Josemiro, Daniel e Rômulo, moradores da REUFMA que colocaram suas vidas em prol da luta pelo acesso e permanência dos filhos da classe trabalhadora nas universidades. A luta dos estudantes na UFMA expressa a luta dos estudantes das IFES, que por sua vez tratam com descaso a assistência estudantil, responsável pela permanência dos estudantes oriundos das camadas populares na universidade, desconsiderando assim sua importância para a formação profissional de qualidade.

As universidades nos últimos tempos vêm se tornando um departamento das grandes empresas – que fazem suas pesquisas com mão de obra barata na estrutura pública das IFES. É notório o processo de terceirização de alguns serviços importantes, bem como políticas de privatização disfarçadas de políticas de parceria. Estas são questões que afetam todos os níveis da universidade, desde os hospitais universitários chegando até a assistência estudantil. Com a implantação do REUNI o número de estudantes que necessitam da assistência estudantil aumentou significativamente. No entanto, o descaso e a falta de priorização da assistência estudantil resultaram na intensa precarização na formação e permanência dos que dela necessita. 

Como expressão deste cenário temos a iniciativa tomada pelo estudante Josemiro, que decidiu pela greve de fome como forma de enfrentamento à precária política de assistência da UFMA. Com o intuito, principalmente, de evitar que o prédio construído para ser Residência Estudantil fosse utilizado como sede da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil. Ou seja, para a UFMA é melhor que um prédio seja utilizado para acomodar seu pró-reitor mais a sua legião de burocratas, ao invés de garantir MORADIA AOS ESTUDANTES! 

Apoiamos a luta por mais residências estudantis, assim como reforma e ampliação das existentes. Nos solidarizamos com o movimento estudantil da UFMA pelas dificuldades que se apresentam hoje com a política autoritária da universidade. Bradamos veementemente a crescente criminalização dos movimentos estudantis, e que ocorre a nível nacional. São inúmeros os acontecimentos de perseguição e prisão dos que reivindicam seus direitos: na USP os estudantes são presos, na UFMT agredidos fisicamente ao lutar por melhorias e ampliação das moradias, ou convocados a comparecer à Polícia Federal como na Residência Estudantil da UFRJ. 
Permaneceremos lado a lado daqueles que se dispõem a lutar por uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Por isso ratificamos nossa solidariedade a Josemiro e convocamos todos os estudantes a permanecerem em suas trincheiras de luta por uma assistência estudantil que atenda aos interesses dos estudantes e por uma universidade a serviço da classe trabalhadora!

Assinam esta moção:
Centro Acadêmico de Serviço Social José Paulo Netto – CASS/UFRJ
Secretaria Nacional de Casa de Estudante – SENCE
Assembleia dos Estudantes do Alojamento da UFRJ 
União da Juventude Comunista – UJC
Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa.


 —

Nenhum comentário:

Postar um comentário

+ Compartilhar