Cine-CASS apresenta o documentário “O Baile Vermelho".


Cine- Fórum itinerante Colômbia em Marcha e Cine-cass apresentam o documentário “O Baile Vermelho”


Seguido do debate:
Sérgio Quintero Lodoño - A luta pelo paz e pela verdadeira independência na Colômbia. 
Professor Elídio Alexandre Borges – os limites e possibilidades do debate atual sobre direitos humanos.

O CASS-JPN/Gestão Ocupar e Transformar defende que o Movimento Estudantil tem um importante papel na Solidariedade Internacional aos povos em luta, devendo ser capaz de articular este debate com as questões específicas sobre a Universidade, formação profissional e a realidade brasileira.

O atual processo de diálogos de paz na Colômbia , assim como tentativas anteriores de promoção de paz no país, apesar de gerarem mobilizações e debates em todo mundo, são absolutamente negligenciados pelos grandes meios de comunicação, impedindo o acesso ao debate e seus desdobramentos.

Neste sentido, identificamos a necessidade de construir uma atividade capaz de articular tais reflexões com o atual debate acerca dos Direitos Humanos, apontando seus limites e possibilidades no sentido da conquista da definitiva independência dos povos latino americanos.

Porque em 9 de abril? 
A escolha dessa data não é à toa. Foi em 9 de abril 1948, após o assassinato do importante caudilho popular Jorge Eliécer Gaitán, deflagra em Bogotá a revolta social que inaugura a época que posteriormente seria tristemente conhecida como a Violência (com maiúsculo). As revoltas na capital foram somente uma mostra visível do que já estava acontecendo nas áreas rurais e cidades menores na maior parte do território nacional. Na época, o espólio de terras, o deslocamento forçado, a perseguição política ajudaram a alimentar e acrescentar as desigualdades sociais. Hoje em dia, quando o panorama de espólio, desigualdade, deslocamento forçado, perseguição política e pobreza, é ainda pior, o descontentamento social está organizado, unido e em Marcha. 
No próximo 9 de abril, novamente o povo descontente tomará as ruas de Bogotá, para pedir a solução política, pacífica e negociada ao conflito interno com a certeza de que somos mais e de que uma vida com dignidade é possível. Essa mobilização pela Paz, democracia e pela Defesa do Público está sendo convocada pelo movimento político e social Marcha Patriótica. Este movimento que reúne mais de dois mil organizações sociais e políticas de operários, camponeses, sindicalistas, estudantes, indígenas, afrocolombianos, mulheres, intelectuais, e que visa a conquista da segunda e definitiva independência da Colômbia e da América Latina.

Sinopse do filme “O Baile Vermelho”

Em meados dos anos 1980 uma nova esperança eclode no panorama político da Colômbia. Uma convergência de diversos movimentos sociais, partidos políticos, ex-guerrilheiros, militares patriotas, dentre outros, conformaram a União Patriótica. Este partido político visava desvelar e combater as antigas estruturas de poder responsáveis pelas grandes desigualdades sociais, o monopólio do cenário político e a longa guerra fratricida.

Desde o seu nascimento a União Patriótica foi condenada a morte. O plano de extermínio conhecido como El Baile Rojo (O Baile Vermelho), orquestrado pela extrema direita e executado pelos paramilitares, matou mais de cinco mil militantes, 2 candidatos à presidência, 8 congressistas, 13 deputados departamentais, 70 vereadores e 11 prefeitos.

A partir do relato dos familiares das vítimas e dos sobreviventes, a maioria deles no exílio, Yezid Campos reconstrói a história deste “genocídio político” e a luta deles para que a verdade seja conhecida e “para que a memória não seja silenciada”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

+ Compartilhar