BREVE AVALIAÇÃO DA GESTÃO: OCUPAR E TRANSFORMAR, SOBRE A OCUPAÇÃO NOS ESPAÇOS DELIBERATIVOS DA ESS.

A gestão Ocupar e Transformar do CASS-JPN teve como uma das principais bandeiras no processo eleitoral a inserção do movimento estudantil nos espaços deliberativo da ESS/UFRJ. A tradição na ESS/UFRJ é a de participação dos estudantes nesses espaços, ao identificar que os estudantes se colocaram como sujeito da sua própria formação profissional e na compreensão de que deve haver uma democratização dos espaços de decisão.
Há alguns anos o CASS-JPN deixou de cumprir seu papel nos espaços deliberativos da ESS/UFRJ e no debate sobre a Formação Profissional, o que dificultou a nossa participação nos departamentos (Política, Métodos e Fundamentos), conselho departamental e na congregação, fazendo com que cada reunião fosse um grande desafio para a compreensão dos espaços.
Nestes últimos meses acompanhamos as discussões sobre a elaboração da grade horária e pudemos colocar na pauta para discussão com os professores reclamações que são constantes dos estudantes:

- DISCUSSÃO SOBRE ESTÁGIO: Além da falta de estágio, que ainda está em defasagem, este semestre teremos mais professores, evitando que as turmas de OTP’S tenham mais de 15 alunos por sala (esta é uma orientação da Política Nacional de Estágio da ABEPSS). Além disso, foi iniciado um debate sobre a organização das OTP’S e a centralidade do estágio para a formação profissional.

- NÚCLEOS TEMÁTICOS E ELETIVAS: Núcleos temáticos e eletivas apesar de serem disciplinas de caráter diferenciados, tem sido tratadas de forma igual. A possibilidade de serem espaços para discussões da atualidade para o Serviço Social, de interesse coletivo, tem se tornado disciplinas fixas, sem variedade nas discussões, com pouca variedade de professores e sem a participação dos estudantes para a construção dos assuntos a serem discutidos. Colocamos a necessidade de diversificar, mas precisamos nos organizar para dizer o que queremos de conteúdo nessas disciplinas!

- O FIM DO MONOPÓLIO DE PROFESSORES EM RELAÇÃO ÀS DISCIPLINAS: A permanência por algum tempo na disciplina favorece aos professores que podem com o tempo acumular conhecimento e profundidade aos conteúdos ofertados e isso implica em qualidade para nós, estudantes em sala de aula. Mas o seu monopólio (o mesmo professor com a mesma disciplina no turno da manhã e à noite por anos!!!) traz grandes prejuízos como a falta de possibilidades pedagógicas e o comodismo na diversificação qualitativa da bibliografia. O fim desse monopólio de professores em relação às disciplinas tornou-se uma diretriz do Conselho Departamental para os departamentos. E os três departamentos que dividem as nossas disciplinas e professores, aceitaram-na como pertinente, a ser implementada até o próximo semestre.

FICAREMOS DE OLHO!!!

Um comentário:

  1. Este é um apelo que faço para @s assistentes sociais atuais e futur@s: é uma petição para ser entregue á câmara dos deputados que pede um piso salarial para aos profissionais do Serviço Social de R$3.700,000. Merecemos ter o nosso valor reconhecido. Já tivemos muitas vitórias, mas precisamos vencer muitos obstáculos. Vamos fazer parte dessa corrente. Por favor, leiam a petição, assinem e compartilhem para o maior nº de amigos, grupos e comunidades que vcs puderem. Devemos abraçar esta causa.

    Obs.: por favor, ao assinar(em) a petição, façam somente uma vez. Compartilhar, sim podem e devem à vontade!!!


    TODOS OS BRASILEIROS MAIORES DE 18 ANOS PODEM ASSINAR. É UM APELO PARA TODA A NAÇÃO!!!

    Para acessar a página da petição, copiem o link abaixo e colem no seu navegador:

    http://www.avaaz.org/po/petition/Estabelecer_um_piso_salarial_de_R370000_para_oa_assistente_social/?cJxtoeb

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