Mostra de Teatro da UFRJ


A "Mostra de Teatro da UFRJ" ocorre anualmente desde 2001. Reúne os trabalhos de conclusão de curso dos alunos de Direção Teatral da Escola de Comunicação da UFRJ. A 12ª edição ocorrerá de 19/02 a 21/03/2013, de TER a DOM às 20h, e na SEG 18/03 (20h também).



ENTRADA FRANCA! Senhas 1 hora antes! Traga 1Kg de alimento não perecível!



PROGRAMAÇÃO:


e abaixo com sinopses:




19, 20 e 21/02/2013 (TER, QUA e QUI)

“Cândida”, criação coletiva baseada no conto Um Senhor Muito Velho com umas Asas Enormes de Gabriel García Márquez

Direção: Maíra Barillo

Classificação: 10 anos

SINOPSE

Três personagens vivem tediosamente até que suas rotinas são rompidas pela chegada de um homem com asas. Sem saber como lidar com aquele ser, encontram em suas reações mais usuais outra forma de relação: consumir este personagem à exaustão. Quando ele deixa de servir, encontram outro, aparentemente muito mais interessante.



22, 23 e 24/02/2013 (SEX, SAB e DOM)

"A primeira dama da Costa Bela", de Davi Giordano

Direção: Davi Giordano

Classificação: 14 anos

SINOPSE

Anos 90. Costa Bela, país ficcional localizado na América Central. Verônica Stiller, a primeira dama, está num impasse existencial. Não pode dedicar-se totalmente às suas pinturas surrealistas porque o conselho de imprensa de seu marido a proibiu, já que isso levantaria suspeitas da superioridade intelectual feminina, o que afetaria negativamente a possibilidade de reeleição do marido. Por isso, Verônica está em dúvida se mantém o casamento ou se aceita sua vontade e intuição de abandonar tudo e ir para Cuba.



26, 27 e 28/02/2013 (TER, QUA e QUI)

“Só não viu quem não quis”, criação coletiva

Direção: Isadora Malta

Classificação: 18 anos

SINOPSE

Só não viu quem não quis realiza denúncias através de um recorte da cidade do Rio de Janeiro pré-Copa do Mundo e pré-Olimpíadas. No verão de 2013, calor e tensão se misturam na assombrosa perspectiva do custo de vida, da fagocitose do espaço urbano pelos empresários atraídos pelo boom econômico e dos amores perdidos nas ventanias que precedem os tornados.



01, 02 e 03/03/2013 (SEX, SAB e DOM)

“EncenAÇÃO 2012”

“A vida como ela é”, de Nelson Rodrigues

Direção: João Pedro Orban


“O Beijo no Asfalto”, de Nelson Rodrigues

Direção e Adaptação: Yves Baeta


“Os Sete Gatinhos”, de Nelson Rodrigues

Direção: Marianna Mugnaini


Classificação: 12 anos

SINOPSE

Nesta edição, EncenAÇÃO caminhou pelos terrenos de Nelson Rodrigues e homenageia o centenário do dramaturgo. A partir do estudo das peças e crônicas do autor carioca, montamos um panorama de seus tipos e dramas suburbanos, enfatizando sua visão crítica da sociedade carioca através de recortes de três importantes obras suas.



05, 06 e 07/03/2013 (TER, QUA e QUI)

"Sobre os mesmos", criação coletiva

Direção: Pedro Pedruzzi

Classificação: 14 anos

SINOPSE

Três figuras que habitam um apartamento tentam obsessivamente manter suas vidas, ideias e valores sob controle. Tudo deve estar perfeito, sempre. Nada pode estar fora do lugar. No entanto, parece que algo sempre ameaça a ordem. Uma ameaça externa, que vem de além das paredes; às vezes até mesmo do interior das coisas, dos objetos mortos que ameaçam mover-se.



08, 09 e 10/03/2013 (SEX, SAB e DOM)

“Monologue”, de Simone de Beauvoir

Direção: Marília Gurgel

Classificação: 14 anos

SINOPSE

De qualquer que seja o ponto de vista adotado nessa história, existe um centro a partir do qual tudo explode e no qual tudo se implode. Martha. Sozinha. Sem saber entender, discernir ou comunicar o que realmente aconteceu ou não, ela passa a noite de réveillon relembrando a sua trajetória, compartilhando suas dores e alegrias.



12, 13 e 14/03/2013 (TER, QUA e QUI)

“Eles não usam Black-tie”, de Gianfrancesco Guarnieri

Direção: Vitor Hugo

Classificação: 12 anos

SINOPSE

Ao receber a notícia da gravidez da namorada e da proximidade de uma greve na fábrica, Tião decide se casar e cuidar do filho, furando a greve dos operários para poder ganhar um cargo mais bem remunerado na empresa. O grande problema é que seu pai é um dos líderes dos grevistas. Sua família, sua noiva, seus amigos pensam diferente dele. O pensamento que aproxima Tião dos seus é o de “melhorá mesmo, só com muita luta”.



15, 16 e 17/03/2013 (SEX, SAB e DOM)

“Os Miseráveis”, musical baseado no romance homônimo de Victor Hugo

Direção: Pedro Rothe

Classificação: 16 anos

SINOPSE

O musical Os Miseráveis narra a história de Jean Valjean, preso depois de roubar um pão para os sobrinhos. Após sua libertação, Valjean tem uma experiência que o faz tornar-se um homem honesto e mudar sua identidade para começar uma nova vida. Após várias confusões, ele se responsabiliza pela jovem Cosette e se vê em meio à revolução de Junho de 1832, que pretende reestabelecer a república. Porém, continua sendo perseguido por Javert, seu antigo carcereiro.



19, 20 e 21/03/2013 (TER, QUA e QUI)

“Bonitinha, mas ordinária”, de Nelson Rodrigues

Direção: Luís Felipe Perinei

Classificação: 16 anos

SINOPSE

Edgard é um rapaz com dificuldades financeiras que mora com a mãe viúva e quer subir na vida. É apaixonado pela vizinha, Ritinha, uma jovem professora de colégio católico com problemas familiares. Edgard trabalha na empresa do poderoso Dr. Werneck e recebe deste um convite milionário irrecusável. Daí em diante, a vida de Edgard muda drasticamente.



18/03/2013 (SEG), 20h

Apresentação das pesquisas do projeto “A teatralidade cinematográfica e o uso de novos dispositivos na produção de imagens” (PIBIC, PIBIAC, FAPERJ), Prof.ª orientadora: Gabriela Lírio.


Corpo presente – Criação: Isadora Malta (PIBIC)

Investiga a loucura familiar, quando nos vemos através do outro e identificamos que nossos traços genéticos e afetivos já existem em uma história à qual inevitavelmente pertencemos. A criação de Corpo presente está pautada em uma narrativa documentária e autobiográfica, mas é em sua exibição e na construção do objeto, a videoinstalação, que as imagens pessoais ganham um distanciamento do seu realizador. É através do dispositivo de exibição e das ferramentas ao vivo, na relação com o público, que as imagens inauguram realidades possíveis.


Baleia – Direção: Livia Ataíde (FAPERJ)

Investiga a representação do imaginário do Nordeste brasileiro, a partir da análise de produções literárias, teatrais e cinematográficas. Trabalhando a relação com a imagem, na busca de suas múltiplas possibilidades, Baleia discute o olhar sobre a paisagem, a representação, a ressignificação de imagens por meio da interferência sobre elas, em uma articulação imagem/cena através do uso do dispositivo audiovisual.


Eumênides, da obra de Ésquilo – Adaptação e Direção: Eduardo Diaz (PIBIAC)

Parte do estudo aristotélico do conflito familiar, como um dos componentes mais potentes da fórmula que fazia da Tragédia Grega um gênero teatral capaz de provocar fortes reações da plateia. A Oréstia, única trilogia trágica ligada, de assuntos correlatos, que nos chegou inteira do Teatro Grego, é uma obra de ficção que traz semelhanças marcantes com casos como os de Suzane Richthofer, da família Nardoni ou de Elize Matsunaga. Apresentada pela primeira vez em 458 a.C., esta obra exalta a Diké, a justiça humana, em detrimento da vingança, da Lei de Talião, da Thêmis, da justiça divina. Representa um tempo em que ao homem foi concedida/despertada a possibilidade/consciência do exercício da justiça para a manutenção da harmonia. Lançando o olhar para este tempo remoto, ao hoje sobra apenas a pergunta se o Homem consegue lidar honestamente com esta responsabilidade. O que o público irá presenciar será a apresentação de parte do processo de Eumênides, última parte da trilogia. O foco é a investigação das inter-relações entre teatro e cinema, sob a perspectiva da presença do fantástico na narrativa teatral, e de como esta presença amplia as possibilidades cênicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

+ Compartilhar