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"Mostra de Teatro da UFRJ" ocorre anualmente desde 2001. Reúne os
trabalhos de conclusão de curso dos alunos de Direção Teatral da Escola
de Comunicação da UFRJ. A 12ª edição ocorrerá de 19/02 a 21/03/2013, de
TER a DOM às 20h, e na SEG 18/03 (20h também).
ENTRADA FRANCA! Senhas 1 hora antes! Traga 1Kg de alimento não perecível!
PROGRAMAÇÃO:
Flyer virtual: http:// lh5.googleusercontent.com/ -X1cJmJi9fdI/URRfeime2EI/ AAAAAAAABPs/I1u0n1Mgit0/ s2048/ flyer%2520virtual%2520XII%2 520Mostra.jpg
e abaixo com sinopses:
19, 20 e 21/02/2013 (TER, QUA e QUI)
“Cândida”, criação coletiva baseada no conto Um Senhor Muito Velho com umas Asas Enormes de Gabriel García Márquez
Direção: Maíra Barillo
Classificação: 10 anos
SINOPSE
Três personagens vivem tediosamente até que suas rotinas são rompidas
pela chegada de um homem com asas. Sem saber como lidar com aquele ser,
encontram em suas reações mais usuais outra forma de relação: consumir
este personagem à exaustão. Quando ele deixa de servir, encontram outro,
aparentemente muito mais interessante.
22, 23 e 24/02/2013 (SEX, SAB e DOM)
"A primeira dama da Costa Bela", de Davi Giordano
Direção: Davi Giordano
Classificação: 14 anos
SINOPSE
Anos 90. Costa Bela, país ficcional localizado na América Central.
Verônica Stiller, a primeira dama, está num impasse existencial. Não
pode dedicar-se totalmente às suas pinturas surrealistas porque o
conselho de imprensa de seu marido a proibiu, já que isso levantaria
suspeitas da superioridade intelectual feminina, o que afetaria
negativamente a possibilidade de reeleição do marido. Por isso, Verônica
está em dúvida se mantém o casamento ou se aceita sua vontade e
intuição de abandonar tudo e ir para Cuba.
26, 27 e 28/02/2013 (TER, QUA e QUI)
“Só não viu quem não quis”, criação coletiva
Direção: Isadora Malta
Classificação: 18 anos
SINOPSE
Só não viu quem não quis realiza denúncias através de um recorte da
cidade do Rio de Janeiro pré-Copa do Mundo e pré-Olimpíadas. No verão de
2013, calor e tensão se misturam na assombrosa perspectiva do custo de
vida, da fagocitose do espaço urbano pelos empresários atraídos pelo
boom econômico e dos amores perdidos nas ventanias que precedem os
tornados.
01, 02 e 03/03/2013 (SEX, SAB e DOM)
“EncenAÇÃO 2012”
“A vida como ela é”, de Nelson Rodrigues
Direção: João Pedro Orban
“O Beijo no Asfalto”, de Nelson Rodrigues
Direção e Adaptação: Yves Baeta
“Os Sete Gatinhos”, de Nelson Rodrigues
Direção: Marianna Mugnaini
Classificação: 12 anos
SINOPSE
Nesta edição, EncenAÇÃO caminhou pelos terrenos de Nelson Rodrigues e
homenageia o centenário do dramaturgo. A partir do estudo das peças e
crônicas do autor carioca, montamos um panorama de seus tipos e dramas
suburbanos, enfatizando sua visão crítica da sociedade carioca através
de recortes de três importantes obras suas.
05, 06 e 07/03/2013 (TER, QUA e QUI)
"Sobre os mesmos", criação coletiva
Direção: Pedro Pedruzzi
Classificação: 14 anos
SINOPSE
Três figuras que habitam um apartamento tentam obsessivamente manter
suas vidas, ideias e valores sob controle. Tudo deve estar perfeito,
sempre. Nada pode estar fora do lugar. No entanto, parece que algo
sempre ameaça a ordem. Uma ameaça externa, que vem de além das paredes;
às vezes até mesmo do interior das coisas, dos objetos mortos que
ameaçam mover-se.
08, 09 e 10/03/2013 (SEX, SAB e DOM)
“Monologue”, de Simone de Beauvoir
Direção: Marília Gurgel
Classificação: 14 anos
SINOPSE
De qualquer que seja o ponto de vista adotado nessa história, existe um
centro a partir do qual tudo explode e no qual tudo se implode. Martha.
Sozinha. Sem saber entender, discernir ou comunicar o que realmente
aconteceu ou não, ela passa a noite de réveillon relembrando a sua
trajetória, compartilhando suas dores e alegrias.
12, 13 e 14/03/2013 (TER, QUA e QUI)
“Eles não usam Black-tie”, de Gianfrancesco Guarnieri
Direção: Vitor Hugo
Classificação: 12 anos
SINOPSE
Ao receber a notícia da gravidez da namorada e da proximidade de uma
greve na fábrica, Tião decide se casar e cuidar do filho, furando a
greve dos operários para poder ganhar um cargo mais bem remunerado na
empresa. O grande problema é que seu pai é um dos líderes dos grevistas.
Sua família, sua noiva, seus amigos pensam diferente dele. O pensamento
que aproxima Tião dos seus é o de “melhorá mesmo, só com muita luta”.
15, 16 e 17/03/2013 (SEX, SAB e DOM)
“Os Miseráveis”, musical baseado no romance homônimo de Victor Hugo
Direção: Pedro Rothe
Classificação: 16 anos
SINOPSE
O musical Os Miseráveis narra a história de Jean Valjean, preso depois
de roubar um pão para os sobrinhos. Após sua libertação, Valjean tem uma
experiência que o faz tornar-se um homem honesto e mudar sua identidade
para começar uma nova vida. Após várias confusões, ele se
responsabiliza pela jovem Cosette e se vê em meio à revolução de Junho
de 1832, que pretende reestabelecer a república. Porém, continua sendo
perseguido por Javert, seu antigo carcereiro.
19, 20 e 21/03/2013 (TER, QUA e QUI)
“Bonitinha, mas ordinária”, de Nelson Rodrigues
Direção: Luís Felipe Perinei
Classificação: 16 anos
SINOPSE
Edgard é um rapaz com dificuldades financeiras que mora com a mãe viúva
e quer subir na vida. É apaixonado pela vizinha, Ritinha, uma jovem
professora de colégio católico com problemas familiares. Edgard trabalha
na empresa do poderoso Dr. Werneck e recebe deste um convite milionário
irrecusável. Daí em diante, a vida de Edgard muda drasticamente.
18/03/2013 (SEG), 20h
Apresentação das pesquisas do projeto “A teatralidade cinematográfica e
o uso de novos dispositivos na produção de imagens” (PIBIC, PIBIAC,
FAPERJ), Prof.ª orientadora: Gabriela Lírio.
Corpo presente – Criação: Isadora Malta (PIBIC)
Investiga a loucura familiar, quando nos vemos através do outro e
identificamos que nossos traços genéticos e afetivos já existem em uma
história à qual inevitavelmente pertencemos. A criação de Corpo presente
está pautada em uma narrativa documentária e autobiográfica, mas é em
sua exibição e na construção do objeto, a videoinstalação, que as
imagens pessoais ganham um distanciamento do seu realizador. É através
do dispositivo de exibição e das ferramentas ao vivo, na relação com o
público, que as imagens inauguram realidades possíveis.
Baleia – Direção: Livia Ataíde (FAPERJ)
Investiga a representação do imaginário do Nordeste brasileiro, a
partir da análise de produções literárias, teatrais e cinematográficas.
Trabalhando a relação com a imagem, na busca de suas múltiplas
possibilidades, Baleia discute o olhar sobre a paisagem, a
representação, a ressignificação de imagens por meio da interferência
sobre elas, em uma articulação imagem/cena através do uso do dispositivo
audiovisual.
Eumênides, da obra de Ésquilo – Adaptação e Direção: Eduardo Diaz (PIBIAC)
Parte do estudo aristotélico do conflito familiar, como um dos
componentes mais potentes da fórmula que fazia da Tragédia Grega um
gênero teatral capaz de provocar fortes reações da plateia. A Oréstia,
única trilogia trágica ligada, de assuntos correlatos, que nos chegou
inteira do Teatro Grego, é uma obra de ficção que traz semelhanças
marcantes com casos como os de Suzane Richthofer, da família Nardoni ou
de Elize Matsunaga. Apresentada pela primeira vez em 458 a.C., esta obra
exalta a Diké, a justiça humana, em detrimento da vingança, da Lei de
Talião, da Thêmis, da justiça divina. Representa um tempo em que ao
homem foi concedida/despertada a possibilidade/consciência do exercício
da justiça para a manutenção da harmonia. Lançando o olhar para este
tempo remoto, ao hoje sobra apenas a pergunta se o Homem consegue lidar
honestamente com esta responsabilidade. O que o público irá presenciar
será a apresentação de parte do processo de Eumênides, última parte da
trilogia. O foco é a investigação das inter-relações entre teatro e
cinema, sob a perspectiva da presença do fantástico na narrativa
teatral, e de como esta presença amplia as possibilidades cênicas.
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