Nota da ENESSO do dia 15 de Maio de 2012


Maio, mês que traz à lembrança o compromisso de classe, o compromisso que temos enquanto classe trabalhadora de não aceitar a condição de exploração.
Neste mês celebramos no marco do dia 15 o dia do Assistente Social. Mais um ano de luta em defesa do nosso projeto ético e político do serviço social, no qual a profissão se coloca em defesa das classes subalternas, se reconhecendo também enquanto classe. Mais um ano no qual, com os pés na realidade e a cabeça na utopia permanecemos na luta por uma “Sociedade Emancipada!”, luta esta que passa pela defesa de uma formação profissional que dê conta de proporcionar ao estudante capacidade de compreender a sociedade atual, criticá-la e propor a sua superação.
Mais um ano de luta por uma Formação Profissional e política adequada ao propósito de que a defesa intransigente dos direitos humanos e do Projeto Ético-Político Profissional supere o plano do discurso reprodutivo e passe a fazer parte das reflexões e proposições que nortearão não só a prática profissional e a militâncias, mas a vida cotidiana, defesa de princípios e não de pressupostos. Defesa de Direitos que passam pelos mais variados seguimentos de classe, que ao contrário do que querem nos fazer crer os opressores, o reconhecimento da existência dos seguimentos da nossa classe em medida alguma nos fragmentam, apenas nos fazem mais conscientes das condições peculiares dos grupos no interior da classe trabalhadora.
O desafio fundante da formação profissional que defendemos é o da permissão da leitura do mundo para além da aparência. Esse mês de debates tão pertinentes e de compromissos tão conscientes, nos evoca a pensarmos que além de sermos todos classe trabalhadora, somos todos negr@s, somos tod@s mulheres, somos tod@s homossexuais e hasteando a bandeira de proteção integral somos tod@s crianças e adolescentes.  
Reconhecidas essas verdades o comprometimento coletivo é uma obrigação de todos nós, apoio consciente ao Projeto da nossa profissão e o encampamento dessas lutas coletivas que construirão uma nova sociedade é imprescindível.
Neste mês recheado de dias de luta (1° de maio dia do trabalhador, 13 de maio dia da mobilização nacional da consciência negra, 15 de maio dia do Assistente Social e 18 de maio luta contra o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes) a ENESSO vem fazer um chamamento, um clamor ousado mas necessário, o nos unirmos enquanto CLASSE na luta contra um inimigo em comum, O CAPITAL. Que nos oprime, que nos violenta, que nos reduz a condições degradantes e indignas. Reconhecido o inimigo, reafirmemos antigas posições, medimos estratégias e rumemos para o alvo que é a construção de uma nova ordem societária, na qual oprimidos e opressores sejam libertos.
Por fim, queremos parabenizar a tod@s nós que construímos essa história de luta que tem marcado as últimas décadas da profissão, pelo nosso dia, mas, sem perder de vista que as muitas lutas que ainda teremos que travar e que falta muito do caminho que ainda estamos por construir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

+ Compartilhar