NOTA DE REPUDIO CONTRA AS ATITUDES MILITAR DA UFRJ.


           Nós, estudantes reunidos na Assembleia Geral dos Estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ repudiamos as atitudes de caráter MILITAR tomada pelo atual diretor do Alojamento Estudantil da UFRJ, Sr. 'Jeferson. Este diretor vem nos últimos meses tendo atitudes autoritárias contra o movimento estudantil local, criminalizando alguns estudantes agregados e tendo atitudes de assédio moral contra funcionários, lotados na Residência Estudantil.
            O diretor do alojamento certamente causa inveja em alguns coronéis do regime militar. Suas práticas contra o movimento estudantil foram: a retirada da sala da Assembleia do Aló, equipada com os aparelhos eletrônicos, a instalação de câmera no local onde ocorrem as assembleias, a proibição de festas com vendas de bebidas que financiava o movimento estudantil, ameaças de processo jurídico contra militantes do movimento estudantil, a coerção de alguns moradores agregados para obter algumas informações, a concessão de favores a grupo de alunos que colaborava com suas práticas de opressão à moradores e invasões, expulsões e arrombamentos de quartos com direito à retirada de lâmpadas e corte de água, postura tomada por agentes penitenciários no controle dos presos.
            Alguns servidores, assim como os terceirizados vivem sobre constante ameaça do Sr. Jeferson, que é representante da reitoria no espaço da moradia. Aqueles funcionários que tinham uma maior aproximação com os estudantes foram afastados ou transferidos para outros setores da universidade.
            Exigimos da reitoria a imediata troca do atual diretor do alojamento, por entender que este não tem o perfil que esperamos para administrar a alojamento estudantil como parte da Política de Assistência Estudantil. Entendemos ainda que esta decisão cabe a reitoria, por ser um cargo de confiança e por ter sido indicado pela mesma. Nos recusamos totalmente esperar por um processo administrativo-burocrático, sendo este processo legitimo para que o Sr. Jeferson responda enquanto técnico-administrativo.
Pauta de luta para o Alojamento:
1 – Retirada imediata do atual diretor;
2 – Que se estabeleça uma mesa de negociação com os estudantes para traçar o perfil do próximo administrador do alojamento;
3- Que os estudantes sejam ouvidos neste processo de escolha;
4- Criação de um espaço com a SuperEst para acompanhar de maneira democrática os problemas do alojamento.  
Rio de Janeiro, 10 de julho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

+ Compartilhar